segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rogério Ceni chega a marca dos 100 gols

Goleiro do São Paulo bateu recorde em clássico Majestoso
Por Michele Roza / Fotos: Luiz Pires e Wander Roberto/Vipcomm
michele.roza@arcauniversal.com


O futebol brasileiro, principalmente a torcida são-paulina, presenciou nste domingo (27), um capítulo da história do esporte: o centésimo gol da carreira do goleiro Rogério Ceni. A marca foi anotada diante de um Majestoso, como é conhecido o clássico entre São Paulo e Corinthians.

100º gol

Rogério Ceni esbanjava alegria e emoção após a vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Corinthians. O tricolor não vencia o adversário alvinegro havia 11 jogos, desde 2007. O goleiro chegou ao centésimo gol em uma cobrança de falta, aos 8 minutos do segundo tempo do clássico. Ele acertou no ângulo de Julio César.
“Foi como tinha de ser, de falta, como eu queria, em um gol que decidiu um jogo importante. Mas o fato de ter sido contra o Corinthians não faz diferença. Talvez para o torcedor isso seja importante”, declarou o goleiro logo após o término da partida.

O gol histórico de bola parada levou a uma comparação inevitável com o milésimo de Pelé, em 1969. Para Rogério, os dois feitos não têm comparação. “Não, Pelé não. Eu sou eu, jogo no gol. A única coisa em que eu sou melhor que o Pelé é no gol”, disse. Rogério dedicou a conquista à família, em especial às filhas e ao pai, à nação são-paulina e, principalmente, ao clube tricolor.

A vitória sobre o Corinthians serviu para o São Paulo assumir a vice-liderança do Paulistão, restando três rodadas para o término da primeira fase da competição de 2011.

Os 100 gols

Passaram-se 14 anos, desde o primeiro gol de Rogério Ceni, de falta, contra o gol de Adinam Cardozo, do União São João de Araras, em 15 de fevereiro de 1997. Desde então, o goleiro fez 55 gols de falta, 44 de pênalti e um com a bola já rolando, quando marcou seu 63º contra o Cruzeiro e superou o paraguaio José Luis Chilavert como o recordista entre os goleiros artilheiros. Em 2010 contra o Once Caldas, marcou o 11º gol em uma Libertadores, tornando-se o maior artilheiro do São Paulo na história da competição.
Agora, ele é o 18º artilheiro do clube de todos os tempos, com o 100º gol marcado. O número representa mais um recorde na vida do atleta como profissional. Ídolo e capitão do tricolor, Rogério Ceni conquistou com o time o título Mundial de 2005, a libertadores em 93 e 2005, o tricampeonato brasileiro de 2006, 2007 e 2008.

Só que para a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, o goleiro do São Paulo tem apenas 98 gols marcados. Isso porque Rogério fez dois gols em jogos amistosos. Um, contra um combinado Santos-Flamengo, em 1998, e o outro contra o Uralan Elista, da Rússia, que disputou o torneio amistoso Constantino Cury, no Morumbi, em 2000. Esses não são contabilizados como gols oficiais.

O São Paulo alega que as duas partidas, apesar de amistosas, foram oficiais e contaram com todo o aparato estipulado pela própria Fifa como regras de jogo, tempo regulamentar, trio de arbitragem, anotação em boletim oficial e atletas profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...