quarta-feira, 27 de junho de 2012
Dica Jomar Sorvetes = Banana c/ sorvete
As bananas já estão prontas. Agora está na hora de montar o prato. Coloque uma banana por pessoa, ou seja, duas metades e ponha uma bola de sorvete do sabor que você preferir.
Por fim, pegue o caldo que sobrou na frigideira e jogue por cima. Você vai ver que o contraste do quente da banana e do frio do sorvete vão ficar uma delícia.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Mitos sobre o consumo de sorvete no inverno
Quer um exemplo de que frio e sorvete são amigos? Os países da Europa, onde o inverno é muito mais rigoroso do que no Brasil. Em países como a Suiça, o consumo per capita é de 14,4 litros por ano, enquanto que, no Brasil, é de apenas 4,7 litros por ano - e concentrado no verão.
Por isso, fizemos um pequeno guia para você saborear o seu sorvete neste inverno sem culpa! Acompanhe.
Sorvete dá gripe e dor de garganta
Não há doenças cientificamente associadas ao consumo de sorvete.
Sorvete não é saudável
O sorvete é tão saudável quanto uma maçã, pois contém ingredientes e/ou nutrientes importantes para o organismo. Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Os bons sorvetes têm cerca de 70% de leite em sua formulação e são ótimas fontes de cálcio. Procure também os sorvetes de frutas 100% naturais - cada fruta tem um nutriente diferente. O de limão, por exemplo, é fonte de vitamina C.
Sorvete não é natural
Alguns, de fato, não são, mas muitos no mercado ostentam o selo "100% natural". O sorvete, aliás, é um produto alimentício e saudável. Existe uma confusão com natural e industrial. Um não tem, necessariamente, ligação com o outro. A naturalidade ou não do produto está associada aos ingredientes, que podem ser naturais ou artificiais. Os bons sorvetes são preparados a partir de ingredientes naturais simples, como leite, frutas, chocolate e açúcar. Assim, são naturais. Estes ingredientes são misturados em um processo industrial, que pode ser infinitamente mais confiável do que muitos processos artesanais. Por meio de um processo industrial e investimentos em tecnologia é possível eliminar a possibilidade de contaminação microbiológica e obter excelentes condições de higiene. Assim, o fato de ser industrializado não significa que seja artificial, e tampouco o fato de ser artesanal torna um produto natural.
Sorvete é mais calórico que uma barra de chocolate ou outros snacks/doces
Não necessariamente. Para se ter ideia, 3 bolas de um sorvete light de frutas têm a mesma quantidade de calorias que uma barra de cereal; 2 bolas de sorvete de flocos, creme ou tipo napolitano (60g cada) têm a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite.
Quantas vezes por semana uma criança pode tomar sorvete? A partir de que idade o alimento é recomendado?
A partir de um ano a alimentação de uma criança pode ser igual ao do restante da família, mas com consistência adequada para a idade. O sorvete é um alimento desenvolvido com ingredientes como fruta e leite e pode perfeitamente ser consumido por crianças dentro de uma alimentação equilibrada. A frequência de consumo depende da idade e da alimentação da criança.
Sorvete engorda?
O conteúdo calórico de um sorvete é significantemente menor do que as pessoas acham. Sorvete, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada. E o conceito "caloria" tem uma conotação, muitas vezes, errada. O organismo é motivado por calorias. Quando não há equilíbrio e ocorre o consumo de mais calorias do que o corpo necessita, há ganho de peso. Assim, incluir o sorvete em uma dieta balanceada é, além de saudável, muito gostoso.
Quem tem triglicérides altas pode consumir sorvete?
A alimentação de quem tem triglicérides altas exige cuidados especiais, portanto, é fundamental discutir a inserção dos alimentos com um médico ou nutricionista.
Quais sorvetes podem ser consumidos por quem tem sensibilidade à lactose?
Todos os sorvetes que não levam leite em sua formulação.
Sorvete deve ser dado a quem acaba de operar as amídalas?
Sim. Por ser gelado, o sorvete evita hemorragias no local.
O consumo de sorvete é indicado por dentista depois da extração do dente do siso. Por quê?
Pelo mesmo motivo da pergunta acima. Por ser gelado, o sorvete evita hemorragias no local.
domingo, 8 de abril de 2012
segunda-feira, 26 de março de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Nos convide para sua Festa !!!
Venham experimentar o nosso Petit-Gateau!!!

Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas.
Também se acredita que o petit gâteau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo chef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica liquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa genericamente qualquer "bolinho" e, portanto, não faria sentido aplicá-la a uma receita específica. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto, a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
- Dica
A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre pré-aquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370°C, assar os bolinhos por cinco minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250°C, o tempo de forno deve ser de sete minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.
Hoje, o petit gâteau também é produzido para ser aquecido em forno de micro ondas; em média, 22 segundos são suficientes para deixar o pequeno bolo de chocolate crocante por fora e cremoso por dentro.